sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Hilda Hilst

 


Hilda Hilst nasceu em 21 de abril de 1930, em Jaú, no estado de São Paulo. Foi uma ficcionista, cronista, dramaturga e poeta brasileira, considerada pela crítica especializada como uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século 20.

Provocadora, polêmica, questionadora, autora de prosa e poesia, a escritora ficou especialmente conhecida pelos seus versos apaixonados.

Seu primeiro livro de poemas foi Presságio (1950), lançado na cidade de São Paulo. Em 1953, ela se graduou em direito, porém só atuou na profissão por um ano. Foi quando decidiu se dedicar exclusivamente à escrita.

Em 1965 Hilda finaliza a construção de sua casa em Campinas, e a batizou de Casa do Sol. É nesta casa que a escritora mergulha no mundo literário e produziu mais de 80% de suas obras na residência.

Foi em 1968 que Hilda Hilst conheceu o escritor Caio Fernando Abreu (1948-1996), com quem desenvolveu uma grande amizade. Além dele, outros artistas moraram na Casa do Sol, que se tornou um reduto cultural. Entre eles, José Luís Mora Fuentes (1951-2009), Olga Bilenky e Edson Costa Duarte.

Em seus quase 50 anos de carreira, Hilda escreveu mais de quarenta obras dentre poesia, teatro e ficção. Seus textos são marcados pela linguagem inovadora e abrangente. Hilst recebeu importantes prêmios literários brasileiros como: Jabuti (1984 e 1994), APCA (1977, 1981 e 2003), entre outros.

Seus textos brincam com a atemporalidade, onde real e imaginário se fundem, e seus personagens são questionadores, em busca do essencial e da compreensão, demonstrando sempre a fragilidade humana.

Devido ao tamanho sucesso, seus livros esgotavam facilmente. Hoje em dia é possível adquirir suas obram em português, italiano, francês, inglês, alemão e espanhol.

Hilda Hilst faleceu na madrugada de 4 de fevereiro de 2004, aos 73 anos.

O acervo pessoal deixado pela escritora se divide, hoje, entre a Sala de Memória Casa do Sol — onde há, inclusive, produções inéditas — e o Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulálio da Universidade Estadual de Campinas (Cedae-Unicamp).



 

Referências

Hilda Hilst. Disponível em: http://www.hildahilst.com.br/hilda. Acesso em: 17 fev. 2022

SOUZA, Warley. Hilda Hilst; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/hilda-hilst.htm. Acesso em: 17 fev. 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário